Fazer Perguntas

Um bom modo para ajudar outras pessoas a refletirem sobre um assunto é fazer uma pergunta. Uma pergunta bem feita pode nos ajudar a organizar a informação, avaliar as nossas idéias atuais e criar novas idéias.

Fazer perguntas com o objetivo específico de ajudar o processo de aprendizagem é um método conhecido como Socratic questioning, expressão que se refere a Sócrates, da Grécia antiga.

Quando você usar questões socráticas, é preciso ouvir com atenção o interlocutor para avaliar e compor as frases em modo construtivo e, preferivelmente, não antagônico.

Eis, aqui, alguns exemplos:

Perguntas de esclarecimento

  • O que você quer dizer quando afirma que ______?
  • Qual é o ponto crucial?
  • Qual é a relação entre _____ e _____?
  • Você pode explicar isto de uma outra maneira?
  • Vejamos se entendi o seu ponto de vista; você quer dizer _____ ou _____?
  • Qual é a relação entre isto e o nosso problema/discussão/argumento?
  • Maria, você pode resumir com as suas palavras o que o Ricardo disse? ... Ricardo, era isto o que você queria dizer?
  • Pode me dar um exemplo?
  • _____ seria um bom exemplo disso?

Perguntas que verificam suposições

  • Qual é a sua suposição aqui?
  • Qual é a suposição de Maria?
  • O que poderíamos supor em vez disto?
  • Parece que você supõe _____. Entendi corretamente?
  • Todo o seu discurso depende da ideia de que _____. Porque você baseou a sua hipótese em _____ em vez de em _____?
  • Parece que você supõe que _____. Como você explica a avaliação disto como ponto pacífico ?
  • É sempre assim? Porque você acha que esta suposição é pertinente?
  • Porque alguém partiria desta suposição?

Perguntas que verificam evidências e linhas de raciocínio

  • Você pode explicar a sua linha de raciocínio?
  • Como isso se aplica a este caso?
  • Existe uma razão para duvidar desta evidência?
  • Quem pode saber que isto é verdade?
  • O que você diria a alguém que afirmasse que ____?
  • Mais alguém pode apresentar evidências a favor deste ponto de vista?
  • Como você chegou a esta conclusão?
  • Como podemos descobrir se isto é verdade?

Perguntas sobre pontos de vista ou perspectivas

  • Em que implica esta afirmação?
  • Quando você diz _____, você subentende _____?
  • Mas se isto acontecesse, quais seriam os outros resultados? Porque?
  • Quais seriam os efeitos disto?
  • Isto aconteceria necessariamente ou é apenas uma possibilidade?
  • Qual é uma alternativa?
  • Se _____ e _____ são verdadeiros, o que mais poderia sê-lo?
  • Se dissermos que ____ é etico, o que podemos dizer de _____?

Perguntas que verificam implicações e consequências

  • Como podemos descobrir isto?
  • Qual é a suposição desta pergunta?
  • _____ elaboraria esta questão em modo diverso?
  • Como alguém poderia esclarecer esta questão?
  • É possível subdividir esta questão?
  • Esta pergunta é clara? Entendemos isto?
  • Esta pergunta é fácil ou difícil de responder? Porque?
  • Todos nós concordamos que esta é a questão?
  • Para responder esta pergunta, quais outras perguntas temos que responder primeiro?
  • Como _____ definiria este problema?
  • Porque esta questão é importante?
  • Esta é a pergunta mais importante ou existe uma outra questão na qual esta se baseia?
  • Você pode ver a relação disto com ________?

Questões adaptadas de Paul, R. (1993). Critical Thinking: How To Prepare Students for a Rapidly Changing World: Foundation for Critical Thinking, Santa Rosa, CA.

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